Comprar um imóvel é a realização de uma grande conquista. Como todo grande passo, a aquisição de um novo local de moradia envolve planejamento e cuidados específicos, afinal, isso tem alto impacto na vida financeira e na rotina. Pensando nisso, a Morana selecionou 4 erros que você não pode cometer na hora de comprar um imóvel. Acompanhe o blogpost e veja todas as nossas dicas para fazer um bom negócio. 

 

1. Não considerar a sua rotina

Morar em um novo local significa ter uma nova rotina. Por isso, analise o seu dia a dia e as suas prioridades: onde você trabalha, estuda e tem seus momentos de lazer. Leve em consideração esses pontos na hora de escolher um novo imóvel, pois uma localização estratégica, que facilite o seu cotidiano, pode proporcionar ainda mais qualidade de vida para você, além de garantir economia de tempo e dinheiro durante as tarefas rotineiras. Busque empreendimentos localizados próximos a comércios e a serviços ou que tenham acesso facilitado. Assim, você só tem a ganhar com o seu novo lar. 

 

2. Negligenciar as despesas envolvidas

Outro ponto fundamental é considerar todas as despesas envolvidas no processo — todas mesmo! — antes de comprar um imóvel. Além do gasto com a propriedade em si, tome nota dos valores a serem investidos em reformas ou no mobiliário a ser instalado. Não esqueça das taxas que fazem parte de qualquer negociação imobiliária, como o valor do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o custo de registro do imóvel, bem como as parcelas (e possíveis juros), caso tenha sido feito um financiamento. Há, ainda, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), as taxas condominiais e as despesas com manutenção.

Por isso, planeje-se financeiramente levando em conta todos esses custos, de forma a não ter surpresas ou comprometer o seu orçamento acima do recomendado. 

3. Não visitar o imóvel

 

 

Se você está comprando um imóvel já finalizado ou que conte com uma unidade decorada, faça questão de visitá-lo. As pesquisas na internet, as fotos e os tours virtuais ajudam muito a ter mais noção de como é o empreendimento, porém não há nada melhor do que fazer uma visita in loco. Presencialmente, é possível observar não só a unidade em si e seus detalhes, mas também conhecer a estrutura do condomínio, a vizinhança e os arredores. 

 

4. Desconhecer a construtora

O último erro que muitos cometem na hora de comprar um imóvel é desconhecer a construtora responsável. Não faça isso! Pesquise bastante, veja as avaliações dela na internet e converse com corretores. Procure por empresas sólidas e com certificações como a ISO 9001, que garante que os projetos são executados rigorosamente dentro da legislação, da técnica e dos critérios de qualidade exigidos. Atente-se também aos prazos de entrega e ao comprometimento da construtora com a satisfação de seus clientes. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas! A Morana sempre compartilha as melhores sugestões relativas ao mercado imobiliário. Se você está em busca de um novo imóvel, visite o nosso site e conheça nossos empreendimentos.